Páginas

Cartão de benefício consignado com nova margem: falta pouco para a liberação


Foto: Anna Shvets/Pexels

Em agosto o presidente sancionou a lei que aumenta a margem consignável, estabelecendo novo limite em 45%.

O aumento de 5% na margem será ofertado no cartão de benefício consignado, nova modalidade de crédito para aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários do BPC e RMV.

É previsto que a contratação deste novo cartão comece ainda em setembro. Então, confira a seguir como ele irá funcionar e como solicitar esta opção de crédito.

Novo cartão consignado

Com o novo cartão consignado, os segurados do INSS poderão comprometer até 45% da renda com o pagamento do crédito consignado.

Ele foi instituído na Lei nº 10.820/2003, que é a lei que regula o empréstimo consignado, pela MP nº 1.106/22.

Esta é a mesma medida que ampliou a margem de crédito consignado para beneficiários do INSS e liberou a contratação do crédito consignado para Auxílio Brasil, BPC ou Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como funciona o novo cartão de benefício?

Como se trata de um cartão consignado, o novo crédito terá desconto direto na folha de pagamento do segurado do INSS que optar por contratá-lo.

Conforme mencionado anteriormente, a margem será de 5%. Ou seja, o usuário não poderá exceder 5% do valor da renda mensal do benefício.

Caso exceda, o restante do valor a ser pago será enviado para o endereço do segurado ou disponibilizado de forma online, de acordo com a forma desejada pelo contratante.

Além disso, quem optar por ter o cartão de benefícios também estará adquirindo obrigatoriamente o auxílio funeral e seguro de vida, no valor mínimo de R$ 2 mil cada.

De acordo com a Resolução, as apólices do seguro valem por dois anos a partir da sua contratação, do uso para compras ou saques, ou ainda do último desconto em folha.

Outra característica deste crédito é que ele oferecerá descontos nos produtos de farmácias conveniadas.

E, quem adquirir, poderá realizar saques de até 70% do limite do cartão, porém a taxa de juros não será a mesma que a praticada para o empréstimo consignado.

Como solicitar?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras podem começar a ofertar o novo cartão em setembro, após últimos ajustes da Dataprev.

Lembrando que a contratação não é obrigatória, mas os interessados podem entrar em contato direto com as instituições que ofertam o produto por meio dos canais de atendimento.

Por: Bianca Vieira | Fonte: Blog Meu tudo