Páginas

Portabilidade de consignado: veja como pedir a transferência do seu crédito


Foto: divulgação

Empréstimos são feitos para nos ajudar financeiramente, não atrapalhar. Fez um empréstimo consignado, mas não está satisfeito? Você pode mudar de banco e continuar com o seu crédito, porém com melhores condições de pagamento! 

Essa  substituição te ajuda a reduzir dívidas e até mesmo a inadimplência. A portabilidade do consignado é um direito de todos os beneficiários, mas para fazer esta troca é preciso seguir alguns passos, veja como funciona a seguir.

Afinal, o que é a portabilidade do consignado? - É o direito de levar o crédito consignado para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento. Através de uma pesquisa, o cliente consegue saber sobre taxas e juros das outras instituições financeiras, podendo realizar a troca sem nenhum custo.

Para que a portabilidade do consignado seja feita é preciso informar a antiga e a nova instituição financeira e autorizar a troca. As regras para fazer esta transição estão previstas na Resolução 4.292, de 2013, do Banco Central.

Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado? - Ao pedir a portabilidade do consignado, na prática, você contrata um novo empréstimo com a instituição financeira que escolheu para fazer a mudança. Este novo banco quita o empréstimo anterior e, assim, você passa a ter o seu crédito consignado com melhores condições.

De acordo com as regras do Banco Central, o valor e o prazo do novo empréstimo não podem ser maiores que o saldo devedor e a duração do empréstimo que o cliente tinha antes de fazer a mudança.

Isso funciona como uma proteção ao beneficiário, evitando que ele se sinta obrigado a mudar de banco e pagando taxas mais altas. Conheça as opções de portabilidade:

Quitação antecipada: com melhores condições de pagamento você pode optar por continuar pagando o mesmo valor das parcelas, porém é possível antecipar a quitação do seu empréstimo;

Portabilidade com troco: ao fazer a troca e refinanciar o seu contrato, você pode receber de volta a diferença paga à primeira instituição. Este troco vai direto para a sua conta;

Redução das parcelas: você faz a troca da taxa de juros do seu empréstimo, reduzindo o valor da sua parcela. A quantidade continua a mesma, porém com uma cobrança mais em conta;

Melhores taxas: você pode fazer a portabilidade escolhendo pagar taxas de juros mais em conta do que seu empréstimo anterior.

Como fazer portabilidade de consignado? - Antes de tudo, você deve conhecer bem como funciona o crédito da instituição bancária onde possui o empréstimo e pesquisar por melhores condições em outros bancos.

Depois, é preciso comunicar o banco inicial sobre a portabilidade, pedir o valor da sua dívida e o prazo que falta para quitá-la.

Leve estes dados para o novo banco e autorize o início do processo de troca. A nova instituição entrará em contato com o anterior e a portabilidade do consignado é feita por transferência (TED). 

Importante: o seu banco atual, por lei, não pode negar nenhum pedido sobre os dados do seu empréstimo! Veja as informações necessárias para solicitar a troca:

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Modalidade e taxa de juros (crédito consignado, taxa nominal e efetiva);
  • Prazo total e prazo restante para a quitação;
  • Sistema de pagamento;
  • Valor de cada prestação (com o valor do principal e encargos);
  • Data do último vencimento da operação.

Quanto tempo leva para fazer a portabilidade de empréstimo consignado? - Todo o processo de portabilidade pode levar, em média, 10 dias úteis. O banco atual tem até 5 dias úteis para dar uma resposta sobre a portabilidade do consignado e repassar suas informações, indicando o valor do saldo devedor.

Feito isto, o novo banco irá receber este valor e comprará a dívida. Você terá a sua margem de crédito liberada novamente e, assim, a nova instituição financeira escolhida poderá refinanciar seu empréstimo com novas taxas e condições.

É possível desistir da portabilidade? - Sim, você pode desistir da portabilidade do consignado, não importa o motivo, desde que o seu novo banco ainda não tenha feito o pagamento do seu saldo devedor. O prazo para o cancelamento pode variar de acordo com cada instituição, sendo, em média, de 4 a 7 dias úteis.

Por isso, é muito importante que você avalie bem a portabilidade comparando as duas ofertas antes de fechar o contrato. Lembrando que apenas o titular do empréstimo poderá solicitar seu cancelamento.

Fonte: PagSeguro