Páginas

Veja como funciona o empréstimo consignado para o BPC


Foto: Gustavo Mellossa/Freepik

O beneficiário com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que recebe um salário mínimo mensalmente, tem acesso ao empréstimo consignado. É possível comprometer até 40% da sua renda para poder quitar as parcelas do crédito.

No final de março deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou um documento que permite a concessão do empréstimo consignado para quem recebe o BPC.

Entretanto, ainda não está sendo oferecido pelos bancos que ainda estão fazendo ajustes técnicos, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Deste modo, a data de liberação vai depender de cada instituição financeira.

O empréstimo consignado com desconto em folha já é oferecido aos aposentados e pensionistas do INSS. Porém, com a decisão do Instituto, os beneficiários do BPC também vão poder contratar a modalidade. Sendo que só será permitido comprometer até 40% dos valores mensais para quitar as parcelas do empréstimo:

35% para empréstimo pessoal que equivale a R$ 424,20

5% para retiradas de compras no cartão de crédito consignado ou quitação das dívidas do cartão (correspondente a R$ 60,60).

Os juros são de 2% e um prazo limite de pagamento de 48 meses. Lembrando que o desconto será diretamente na folha de pagamento.

O INSS orienta o segurado a não fazer a contratação do empréstimo consignado por telefone. Essa é também uma forma dos usuários evitarem serem vítimas de golpes.

O INSS orienta que, caso exista interesse na contratação do consignado, o segurado deve procurar bancos ou financeiras. “Vale destacar que o segurado nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no benefício”.

Por: Jorge Roberto Wrigt | Fonte: Jornal Contábil