Páginas

Auxílio Brasil: por que o consignado do programa ainda não está valendo

De acordo com o Governo Federal, cidadãos do Auxílio Brasil ainda não podem solicitar o empréstimo consignado anunciado recentemente

Foto: AbsolutVision/Pixabay

Quem faz parte do Auxílio Brasil e planeja solicitar o empréstimo consignado dentro do sistema do programa, ainda precisa esperar mais um pouco. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, até a última terça-feira (26 de abril), esta não é uma possibilidade que está disponível para este público e não há uma data exata para que aconteça.

O Governo Federal anunciou há pouco mais de um mês, a criação do empréstimo consignado para os cidadãos que fazem parte do Auxílio Brasil. A ideia é que os beneficiários do programa possam pedir o crédito, e tenham que pagá-lo através de descontos nos próprios pagamentos oficiais do projeto.

É, portanto, um sistema muito semelhante ao que acontece com os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cidadão passa a solicitar um crédito, e faz os pagamentos por meio de descontos mensais na aposentadoria até que a dívida esteja completamente sanada. O sistema existe há alguns anos na autarquia.

Mas ao contrário do que acontece no INSS, o consignado para os usuários do Auxílio Brasil ainda não pode ser realizado. Embora a possibilidade já tenha sido confirmada pelo Governo Federal, o fato é que na prática, o crédito ainda necessita de uma regulamentação por parte do Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa.

Existia uma expectativa de que o Palácio do Planalto pudesse concluir o sistema ainda na última semana, mas isso não aconteceu. Agora, toda a expectativa gira em torno do lançamento oficial nesta semana. Entretanto, vale sempre lembrar que o Ministério da Cidadania não apontou nenhuma data de fato.

Por: Aécio De Paula | Fonte: Notícias Concursos