Páginas

Bancos ajustam sistemas para oferecer consignado maior a aposentados do INSS


Foto: divulgação

Os bancos aguardam a atualização do sistema Dataprev para começarem a liberar o empréstimo consignado com a nova modalidade de crédito. São os consignados com margem de 40% para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Assim, as instituições financeiras se organizam para oferecer o empréstimo maior aos aposentados e pensionistas. Os valores serão descontados todos os meses da folha de pagamento dos benefícios.

Empréstimo consignado

Pelas novas regras, os aposentados e pensionistas do INSS, assim como as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem solicitar a nova modalidade de crédito. A mudança permite comprometer até 40% do valor do benefício pago.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições aguardavam a publicação da instrução normativa com atualização do sistema Dataprev para só então começarem a liberar os empréstimos.

Assim, 35% do total de 40% serão destinados para as operações de empréstimo pessoal convencional com desconto em folha. Os outros 5% serão com os gastos de transações do cartão. A taxa de juros seguirá a mesma, sendo 2,14% nas operações de crédito consignado convencionais. E de 3,06% nas transações com cartão de crédito.

Por: Gabriela Penha | Fonte: Edital Concursos Brasil