Páginas

INSS: extratos de aposentadorias com reajuste já estão disponíveis

No total serão 36 milhões de beneficiários receberão o reajuste anual

Foto: Mark Hang Fung So/Unsplash

Os extratos de aposentadorias com o reajuste anual começaram a ser disponibilizados pelo INSS para consulta de aposentados e pensionistas. 

Alguns beneficiários já estão com os extratos disponíveis, para consulta mesmo sem que o órgão ainda não tenha processado a folha de pagamento referente a janeiro, cujo os pagamentos começaram neste dia 25.

Porém nem todos os beneficiários podem contar com essa função, INSS ainda definiu o dia em que vai liberar os extratos de todos.

Extratos

O que irá conter no extrato:

– Valor total de mr (mensalidade reajustada) do período: valor do benefício com reajuste anual sem os descontos;

– Consignação empréstimo bancário: se houver, trata-se de desconto de empréstimo que é descontado diretamente na fonte de pagamento;

– Abatimento a beneficiário maior de 65 anos: beneficiários acima desta idade possuem cota extra de isenção do Imposto de Renda;

– Imposto de Renda retido na fonte: desconto de IR, se houver.

Para consultar seu extrato de pagamento do INSS, basta acessar o site www.meu.inss.gov.br ou o aplicativo oficial Meu INSS no celular. Em seguida, preencha com o número do CPF e a senha.

Caso seja seu primeiro acesso, será preciso se cadastrar e responder a algumas perguntas sobre seu histórico de contribuições.

Depois de entrar você verá na tela inicial, logo ao centro, e clicando no ícone “olho” você poderá ver o número de benefício, a competência, o valor e a previsão de pagamento. Se aparecer a competência de janeiro de 2022, o novo extrato está disponível e o sistema já mostrará o valor do novo benefício após descontos.

Caso estiver liberado, basta clicar em “Detalhar” e aparecerão os benefícios já solicitados ao INSS. Selecione o benefício que está ativo e, na tela seguinte, vá em “Extrato de Pagamento”.

Clique sobre a competência 01/2022. Nessa linha já aparece o valor a ser recebido (com descontos, se houver) e a data de pagamento, outra informação importante é o banco e a agência de pagamento.

Reajustes

No total serão 36 milhões de beneficiários recebendo o reajuste anual, porém:

23.463.947 ganham o salário mínimo 

12.110.325 recebem acima do piso nacional

Segundo uma fonte previdenciária, é que o governo aplique os 10,16% do índice fechado de 2021 e a diferença fique para o outro ano. Com isso o teto das aposentadorias e pensões deve subir para R$ 7.087,22.

Para ter direito aos benefícios do INSS é necessário ter realizado uma contribuição mensal durante certo período junto ao órgão. Existem duas categorias de segurados, são elas:

Segurados Obrigatórios - São aqueles que exercem uma atividade remunerada podendo ter vínculo empregatício ou não.

Segurados Facultativos - São aqueles que não exercem atividade remunerada, mas optaram por contribuir ao INSS, aderindo ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Vale lembrar que dentro dessas categorias, existem alguns tipos de segurados, por exemplo:

  • Empregado;
  • Empregado doméstico
  • Segurado Obrigatório;
  • Segurado Facultativo;
  • Segurado Especial;
  • Trabalhador Avulso e;
  • Contribuinte Individual.

Por: Esther Vasconcelos | Fonte: Jornal Contábil