Páginas

Juros do empréstimo do INSS e cartão consignado podem ser fixados


Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Serviço de empréstimo do INSS deve passar por mudanças. No dia 8 de dezembro foi publicada uma medida no Diário Oficial da União que tem como finalidade fixar o teto de juros da previdência social. Isso deve impactar nas operações de crédito consignado e também nas taxações do cartão de crédito. Acompanhe.

Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos. De acordo com o DOU, a previdência social terá seu teto de juros fixados. A partir de agora, a solicitação do empréstimo consignado terá uma taxação de 2,14% ao mês, já os serviços de cartão de crédito ficarão em 3,6%.

De acordo com o documento, o reajuste foi feito com base na relação dos juros reais, calculados a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 16,10%. Isso implica dizer que a população terá maior estabilidade ao solicitar esses tipos de créditos, mas não poderá criar expectativas sobre a redução das tarifas.

O texto institui ainda que, no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Social, Grupo de Trabalho para criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, fica autorizado o financiamento com recursos das instituições financeiras que trabalham com o empréstimo consignado.

A justificativa para tal mudança foi a necessidade de ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Por: Eduarda Andrade | Fonte: FDR