Páginas

FGTS: saque aniversário pode ser usado para empréstimo, veja como


Foto: divulgação

O governo federal lançou em 2019 nova modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o chamado saque-aniversário. Por meio dela, os trabalhadores com carteira assinada podem receber parte do saldo disponível no fundo anualmente e no mês de nascimento.

Os bancos e fintechs, enxergando um grande potencial financeiro em tal medida, criaram linhas de crédito, que antecipam as próximas parcelas a receber do beneficiário. O dinheiro é oferecido por meio de empréstimos, cujas taxas de juros são mais baratas. Além disso, a modalidade conta com menos burocracia.

Vantagens da antecipação do saque aniversário

Confira a abaixo os benefícios oferecidos pela linha de crédito aos trabalhadores que optarem pela modalidade, de acordo com as regras:

  • A solicitação do empréstimo pode ser feita pela internet;
  • Os juros cobrados do empréstimo FGTS estão abaixo dos valores de outras linhas de crédito, como o cheque especial, por exemplo;
  • O trabalhador não precisa se preocupar em pagar as parcelas, pois o valor devido é debitado diretamente do Fundo de Garantia;
  • O contribuinte pode usar o valor como achar melhor, seja na quitação de dívidas e até mesmo para investir o dinheiro;
  • O beneficiário tem acesso ao crédito com antecedência;
  • O empréstimo FGTS não atrapalha a contratação de outras linhas de crédito;
  • O serviço está à disposição mesmo por pessoas negativadas ou com o score de crédito baixo.

Como solicitar um empréstimo utilizando o saque-aniversário do FGTS?

O primeiro passo é aderir ao saque-aniversário do FGTS, cuja modalidade permite que o contribuinte faça saques proporcionais da conta do FGTS, uma vez ao ano e sempre no mês de aniversário.

Após adesão, torna-se possível antecipar o benefício por meio de empréstimos nos principais bancos do país. O trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e autorizar o acesso das instituições à conta do fundo, na aba “Autorizar Bancos”.

Após isso, basta consultar se o seu banco de interesse disponibiliza linhas de crédito por essa modalidade. Ao menos 15 instituições financeiras oferecem o empréstimo FGTS atualmente. Em alguns casos, é permitido antecipar até cinco anos do saque-aniversário.

De acordo com as regras, um dos pré-requisitos é ter mais de 18 anos, estar com o CPF em situação regular e não ter contratos em atraso junto ao banco em questão. Outro ponto exigido é ter conta corrente ou poupança ativa para depósitos do dinheiro da contratação.

Por: Rosangela Quinelato | Fonte: Blog do Vestibular