Páginas

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

Calendário para regularizar situação vai até dezembro. A prova de vida estava suspensa desde o ano passado por causa da pandemia

Agência da Previdência Social; INSS | Foto: divulgação

A prova de vida voltou a ser obrigatória a partir do dia 1º de junho para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. Desde março de 2020, a exigência da prova de vida estava suspensa pelo INSS por causa da pandemia.

A prova de vida pode ser feita no banco onde o segurado recebe o pagamento e também sem sair de casa, via aplicativo.

Veja abaixo o calendário e as situações para fazer a prova de vida sem ir ao banco.

Segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, "a grande maioria" conseguirá fazer o procedimento sem sair de casa.

Em entrevista à rádio CBN, ele informou que cerca de 24 milhões do universo de 35 milhões de segurados do INSS já fizeram a prova de vida. Faltam, portanto, em torno de 11 milhões.

"Desses 11 milhões, a grande maioria pode fazer sem sair de casa. E aqueles que precisarem sair de casa, a nossa orientação é: há um calendário, que vai de junho a dezembro, e que eles devam ir apenas quando vão sacar o benefício", disse Rolim.

Veja calendário e como fazer sem sair de casa.

Fonte: G1