Páginas

É possível antecipar Saque Aniversário do FGTS a partir de 1,99% ao mês

Nova modalidade de empréstimo tem uma taxa de juros inferior a outros produtos do mercado e está disponível até para quem estiver ‘negativado’

Foto: divulgação

Todos os trabalhadores que possuem saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem alterar para a modalidade do Saque Aniversário pelos canais digitais do FGTS da Caixa. A partir da solicitação feita, basta o cliente autorizar que a operadora de crédito visualize o seu saldo do FGTS para contratar sua antecipação.

O Saque Aniversário do FGTS é uma modalidade de saque do fundo de garantia lançada ao mercado em 2019 que permite que o trabalhador com saldo no FGTS saque anualmente, em seu mês de aniversário, uma alíquota de seu saldo no fundo, acrescida de uma parcela adicional, de acordo com uma tabela estabelecida pelo Governo. 

Segundo a Caixa, atualmente, há mais de R$ 434 bilhões em recursos depositados nessas contas de dezenas de milhões de pessoas, e que poderiam estar circulando na economia.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Fonte: Exame