Páginas

Conheça as vantagens do cartão de crédito consignado

Alternativa tem taxas e encargos menores, mas deve ser usada com prudência para evitar descontrole nas finanças

Foto: divulgação/Febraban

Funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS podem ter acesso ao cartão de crédito consignado, uma ferramenta que tem funcionamento semelhante ao do cartão de crédito comum.

O cartão consignado oferece taxas de juros bem menores do que o cartão de crédito. Entretanto, mesmo que com valores inferiores, também há encargos a se pagar.

Uma das principais características desse produto é que, ao utilizar o limite do seu cartão de crédito consignado (em compras ou saques), você passará a ter mensalmente descontado em seu contra-cheque o valor mínimo previsto pelo seu convênio. O valor restante (a diferença entre o mínimo e o total da fatura) poderá ser pago através de sua fatura mensal, o que recomendamos que você faça, para que não venha a utilizar crédito rotativo, pelo qual pagará juros e impostos.

E mais: cartão de crédito consignado, assim como os demais cartões, permite a realização de saques.

Vantagens

Sem anuidade - Não há cobrança da taxa de administração, apenas o encargo único para a emissão do cartão.

Taxas de juros menores - Os usuários de cartões consignados se beneficiam desta modalidade de crédito, que têm taxas de juros menores em relação a outras linhas de crédito. Na hora de contratar um crédito, não se esqueça de pesquisar o custo efetivo total de cada opção: some todas as taxas e encargos de cada alternativa para escolher a melhor.

Por: Febraban | Fonte: G1